Criação do site www.operito.com.br e o significado do termo "Splicing In Minds"

 

​ Em 03.06.2018

       Não sei se vocês perceberam e quem percebeu talvez tenha se perguntado o motivo pelo qual o email deste site é ‘splicinginminds@gmail.com’ (criado em 17.11.2013). A idéia de compartilhar conhecimento científico com o público leigo por parte do autor deste comentário surgiu em meados de 2012, mas ainda não se tinha definição de como compartilhar tal conhecimento ou em que meio fazê-lo.

       Em linhas técnicas, o termo “Splicing in Minds” foi pensado em alusão ao processo genético de rearranjo que ocorre durante o processamento do material genético transcrito em RNA, tendo como consequência o aumento da variabilidade da expressão gênica, a partir de uma mesma informação inicial, e contida no DNA de uma infinidade de organismos, representando boa parte do arsenal da variabilidade genética potencial que existe nas espécies. Em tradução livre, o termo pode significar algo como “rearranjos na mente” ou “rearranjos mentais”, podendo indicar também “idéias recombinantes”. Portanto, aqui não se pretende divulgar o conhecimento de maneira unidirecional. A opinião e o retorno do público-alvo, tanto de leigos quanto dos profissionais das áreas relacionadas às notícias veiculadas, sempre serão bem-vindas, consideradas e promovidas como notas de esclarecimentos técnicos, sugestões, dúvidas e críticas. Não se pretende tampouco encerrar a discussão de conteúdos específicos ou mostrar melhores maneiras de se fazer determinadas análises (em casos de conteúdos técnicos disponíveis), mas mostrar uma das diversas maneiras pelas quais se faz ciência dentro da perspectiva dos respectivos autores nos materiais aqui disponibilizados.

      

       Após a publicação de alguns artigos científicos nacionais e internacionais, colunas em sites da internet, bem como aulas e palestras ministradas, surgiu a idéia de criar o email acima com o fim de tirar dúvidas dos meus leitores, de maneira rápida e fácil. A partir disso, houve a idéia de extrapolar os muros acadêmicos ainda mais e de criar um meio de comunicação digital de forma também direcionada ao público leigo, sem esquecer os demais interessados (professores, pesquisadores e profissionais) nos temas estudados neste site. E assim surgiu o www.operito.com.br

      

       Na atual conjuntura da era tecnológica e do acúmulo de conhecimento gerado pela comunidade científica, é de fundamental importância que tal conhecimento seja levado e esteja acessível a todas as regiões do país, com a finalidade de engrandecer o intelecto dos novos alunos e interessados e também renovar o intelecto dos profissionais formadores de opinião no Brasil e exterior. Nesta perspectiva, o presente projeto também almeja montar uma rede de novos profissionais competentes e de notório conhecimento na sua área de atuação com o fim exclusivo de realizar divulgação científica de qualidade, trocar conhecimentos e eventualmente promover palestras, prestar informação de qualidade às pessoas físicas e jurídicas, bem como a grupos universitários interessados no conhecimento atual na ciência como um todo, especificamente na área da genética e criminalística, bem como áreas relacionadas.

Espero que desfrutem deste projeto! ;-)

Tem dúvidas sobre o assunto? Não perca tempo, faça perguntas, sugestões ou até mesmo críticas ao autor deste comentário através do email splicinginminds@gmail.com

     

Dr. Caio Cesar Silva de Cerqueira

Biólogo – Geneticista – Perito Criminal

Criador do Site www.operito.com.br